Vida Nomad Digital em Cangugu-Nosso tempo em Bali

já faz um tempo desde que compusemos uma atualização de vida aqui em cabras na estrada e achei que agora era um bom momento para fazê-lo. Se você acompanha o blog, o Facebook ou está inscrito em nossa newsletter, saberá que passamos os últimos 3 meses morando em Cangugu Bali.

Enquanto Dariece e eu geralmente viajamos durante a maior parte do ano, o resto do tempo que geralmente passamos morando em algum lugar, estabelecendo raízes temporárias e fazendo algum trabalho.

Atualmente, Bali está rapidamente se tornando o novo capital do nomadismo digital, empreendedorismo on -line e trabalho remoto. Com um regime decente de visto, internet rápida, excelentes restaurantes, uma boa seleção de opções de hospedagem de longo prazo e todas as comodidades que se pode pedir, não é de admirar que esta ilha indonésia esteja lentamente superando Chiang Mai como a nova base para localização independente trabalhadores.

Nós tínhamos ouvido muito sobre a atmosfera on -line de Cangugu e imaginamos, depois de quase 10 anos desde a nossa última visita, era hora de voltar a Bali, mas desta vez como expatriados temporários, em vez de viajantes.

Trabalhando e crescendo

Dariece e eu adoramos morar em algum lugar e trabalhar em nosso blog quase tanto quanto adoramos viajar. As cabras na estrada são o nosso bebê e gostamos de acordar todas as manhãs, fazendo uma boa xícara de café expresso e sentado para trabalhar por algumas horas em nossos laptops.

É por isso que optamos por vir para CANGGU. Não é apenas um lugar impressionante para se viver, com pequenos bolsos de arroz que cobrem o terreno em verduras brilhantes, praias de tirar o fôlego ao longo da costa, arquitetura intrincada, pessoas amigáveis ​​e uma cultura única, também é excelente para o trabalho.

Temos algumas coisas que queremos configurar no site e levou uma quantidade considerável de tempo para fazê -lo. De fato, passamos 2 meses trabalhando na Tailândia antes disso; portanto, no total, foram quase 5 meses de ser relativamente estacionários e ainda não terminamos nossos objetivos atuais no site.

Uma das principais razões pelas quais não fizemos tanto trabalho quanto esperávamos é que a nossa estadia aqui em Bali tenha sido dividida por vários motivos. Primeiro, fui embora em uma lendária viagem de mergulho com o Conselho de Turismo da Indonésia e Dariece (como não-mergulhador) permaneceu em Cangutu. Então não conseguimos encontrar uma vila que gostássemos (mais sobre isso mais tarde). E, finalmente, Dariece inesperadamente voltou para o Canadá por duas semanas. No final dos três meses, não nos sentimos tão “resolvidos” quanto esperávamos.

Fazendo amigos

Outra parte do motivo pelo qual não fizemos tanto nos negócios quanto desejávamos é o fato de que Canggu é muito divertido. Nós nos encontramos com nossos novos amigos Tom & Anna da Adventure em você e, embora sejam amigos fantásticos de trabalho e conversamos muito sobre negócios, eles também são ótimos amigos de festa.

Em algumas ocasiões, acabamos tendo uma “festa na piscina” em nossa vila (realmente apenas nós quatro bebemos vinho e dançando música na piscina) e nos divertimos muito. Como nômades digitais e viajantes em tempo integral, realmente sentimos falta de ter amigos. Em casa, no Canadá, tínhamos nosso grupo normal de amigos e nossa família, com quem contamos por diversão, companheirismo e apoio.

Estando longe de casa, nossas famílias ainda são extremamente favoráveis ​​e temos muita sorte de ficar perto delas enquanto no exterior, mas, infelizmente, raramente (se é que alguma vez) conversamos com nossos amigos do Canadá. É por isso que é sempre tão importante para nós que nos encontramos com nossos amigos nômades sempre que pudermos.

Tom e Anna são definitivamente a mais nova adição aos nossos amigos em todo o mundo e faremos um esforço para nos encontrar com eles novamente em breve em outro lugar. No ano passado, encontramos quase uma dúzia de nossos colegas transitórios em todo o mundo. Todos eles parte de nossa nova “equipe” e somos extremamente gratos por tê -los.

Vivendo a vida

Além de trabalhar nos negócios e sair com os amigos, usamos o tempo que passou para lidar com as necessidades básicas de vida que você não pode evitar (mesmo como nômades sem -teto?). Tivemos alguns problemas de saúde em que tivemos que trabalhar (não se preocupe, está tudo bem), e Dariece voltou ao Canadá para estar com um membro da família em um momento de necessidade.

Em suma, o ato de se estabelecer, embora temporariamente, é sempre bom para nossas mentes, corpos e almas.

CANGGU BALI era o lugar perfeito para fazer exatamente isso. Relaxe, saúde, rejuvenesça e desenvolva nossos negócios. Este lugar é realmente uma meca para empresas remotas de todos os tipos. Nunca estivemos em algum lugar com uma vibração tão empreendedora e é vital para nós como um negócio em crescimento aprender com os sucessos de outras pessoas e crescer em uma comunidade de LIke almas cuidadas.

Cada café nesta cidade tem soquetes elétricos em todas as paredes e eles basicamente esperam que você impeça o computador e se afaste por algumas horas após a refeição. Além dos cafés regulares bem configurados para a produtividade digital, também existem inúmeros espaços de trabalho de trabalho disponíveis.

A diferença com os espaços de trabalho é que eles geralmente têm assentos ergonômicos, Wi-Fi mais rápido, salas de conferências, eventos comunitários e conferências de marketing úteis. Só participamos de uma conversa no espaço de trabalho do Dojo, mas foi ótimo e descobrimos muito sobre SEO lá.

Para se tornar um membro de um espaço de trabalho, geralmente você precisa pagar uma taxa de assinatura semanal ou mensal, que concede acesso limitada ou ilimitada à largura de banda e instalações. Como Dariece e eu geralmente fazemos a maior parte do nosso trabalho em casa, não pagamos por uma assinatura, mas utilizamos muitos cafés e espaços de trabalho que oferecem tempo limitado (geralmente 2 horas) de graça.

Mesmo se você não optar por trabalhar em um espaço de trabalho designado, pode estar em praticamente qualquer café ou restaurante da cidade e as pessoas à mesa ao lado de você provavelmente estarão falando sobre negócios. Você ouvirá os termos “renda passiva”, “marketing por email”, “SEO”, “Drop Shipping” e “criptografia” sendo lançados como clichês. Adorávamos estar cercados por uma energia comercial tão positiva em Cangugu.

Escusado será dizer que aprendemos muito enquanto morávamos aqui e fomos realmente capazes de iniciar as etapas necessárias para levar nosso blog e negócios para o próximo nível.

Mas chega de negócios. Embora essa tenha sido uma grande parte da razão para nós chegarmos a Canggu e ocuparam cerca de 4 horas por dia em nossas vidas, fizemos muito mais aqui do que apenas trabalhar em nossos laptops!

Por que canggu?

Canggu fica na costa sudoeste de Bali, ao longo de um enorme trecho de areia escura de 5 km de comprimento que, embora tecnicamente dividida em 5 partes, geralmente é apenas referida como “praia de caçagem”. Existem dezenas de pequenos bares de praia, clubes de praia e restaurantes incríveis, colocados na água – a maioria dos quais têm cadeiras confortáveis ​​de sacos de feijão que se espalham em direção às marés crescentes.

Embora existam alguns pontos em que você pode fazer um enterro aqui (o que fizemos muitas vezes), é mais uma praia de surf do que uma praia de natação. No entanto, as ondas batidas e os surfistas produzem uma visão divertida enquanto você está relaxando em um saco de feijão e desfruta de um coco fresco.

Passamos bastante tempo na praia, pessoas assistindo, nadando, descansando, assistindo ao pôr do sol ou andando na praia no final da tarde. Também tentamos navegar algumas vezes e foi uma explosão. Saímos uma vez e falhamos completamente, depois outro dia, nossos amigos que Tom e Anna me levaram para fora (Dariece relaxou na praia) e eu realmente andei algumas ondas!

Também fizemos um pouco de ioga enquanto aqui, bem … deixe -me esclarecer. Dariece fez Yoga e eu meio que trabalhei algumas vezes no Villa. Ficamos um pouco decepcionados consigo mesmos quando se tratava de se exercitar. Os nômades digitais normalmente usam seus meses estacionários para “saúde”, que é o que planejamos fazer, mas no final havia mais trabalho e relaxamento do que havia um exercício.

O CANGGU está cheio de excelentes estúdios de ioga, academias e centros de artes marciais das quais poderíamos ter aproveitado enquanto aqui. Em vez disso, nos encontramos gastando mais tempo relaxando na praia, dando passeios e saindo pela nossa impressionante piscina em nossa vila.

Próxima vez…

Nossa villa

Passamos dias procurando Bali o lugar perfeito para ficar e devo dizer que ficamos muito decepcionados com o que encontramos. A maioria dos lugares que olhávamos era mais velha, atropelada e alguns até tinham mofo nas paredes e no teto. E não estamos falando de lugares de baixo custo aqui. Dariece e eu tínhamos um orçamento bastante decente de cerca de US $ 1.500 por mês para encontrar uma villa de piscina privada, mas não estávamos tendo muita sorte no começo.

Analisamos o Airbnb, em grupos do Facebook e pessoalmente pela cidade e logo percebemos que estávamos aqui no total de alta temporada (que vai de junho a setembro). Todas as boas vilas foram levadas por outros viajantes e nômades e nada estava disponível para os três meses completos que planejávamos ficar.

No entanto, depois de mais de uma semana pesquisando e visualizando quase uma dúzia de vilas e casas em torno de Cangutu, finalmente encontramos o lugar perfeito. Encontramos uma villa de piscina privada de 2 quartos de 2 quartos, moderna e moderna, que estava dentro do nosso orçamento!

Este lugar tem uma enorme banheira, 3 banheiros,2 quartos deslumbrantes com camas de tamanho king confortável, serviço de limpeza 3 vezes por semana e serviço de limpeza de piscina, além de wifi rápido, forno, fogão e uma geladeira grande. Foi perfeito para nós!

Enquanto estávamos tendo dificuldade em encontrar um bom lugar no começo, quando a temporada de pico chegou ao fim, começamos a ver um monte de vilas lindas se tornando de repente disponível. O valor pelo dinheiro em Bali é incrível. A villa que alugamos em Canggu provavelmente seria 4 vezes o preço no Canadá e, pelo menos, dobraria o preço, mesmo em um país econômico como o México ou a Colômbia.

O valor pelo dinheiro, especialmente quando se trata de hospedagem e comida, é simplesmente maravilhoso em Bali. O custo de vida é extremamente baixo aqui em comparação com os países ocidentais, e a vida convencional para expatriados que vivem aqui é muito alta.

Enquanto gastamos bastante em nosso alojamento porque estávamos olhando nessa faixa de preço, encontramos muitos outros lugares que eram muito mais baratos. Logo após o check -in em nossa villa, vimos outra vila de 1 quartos em piscina privada, que era apenas US $ 400 / mês! Incrível. Talvez tenhamos ficado lá se ainda não tivéssemos selecionado nosso lugar, mas ainda estamos felizes por ter tido este.

Contras de viver em Cangugu

Se tivéssemos uma queixa sobre a vila e, de fato, CANGGU como um todo, seria o tráfego. Está ocupado aqui. Não apenas existem muitas motos, carros e caminhões na estrada, mas muitos turistas (e alguns habitantes locais) optam por motos personalizadas que são desagradáveis.

Optamos por um (muito) ciclomotor de 125cc mais silencioso que nos levou pela área com facilidade e custa apenas US $ 55 / mês para alugar! Se você vier aqui, é altamente recomendável que você pegue uma moto, mas se não tiver experiência, considere usar aplicativos de entrega de baixo custo para obter uma moto e um motorista para levá-lo (mais sobre isso mais tarde).

Se você vier aqui e conseguir encontrar um lugar para ficar que esteja escondido em uma estrada tranquila, pode não ficar tão irritado com o tráfego, mas nossa impressionante vila foi infelizmente em um atalho. Durante o dia em horário de corrida, ouvimos o drone do tráfego, mas à noite, felizmente, ficou em silêncio.

Além do tráfego, o único verdadeiro vigarista que temos para Bali e Cansgutu é a poluição. Há algum lixo nas laterais das estradas, às vezes os arrozais são usados ​​como lixo de lixo e há uma quantidade considerável de queima (embora principalmente apenas de arrozais).

Nos meses de inverno, de novembro a fevereiro, a poluição é o pior. Os habitantes locais chamam isso de “a estação do lixo”, com muitos lixo e às vezes esgoto inundando as montanhas e para as praias. É definitivamente um problema para a área, mas felizmente há excelentes equipes de limpeza de praia que atingem a areia e pegam lixo praticamente toda semana.

Profissionais de morar em CANGGU

Durante os meses de verão, há pouco ou nenhum lixo na praia, os rios estão limpos o suficiente para nadar e há queima limitada. O clima aqui é espetacular e o sol dourado brilhando nos terraços de arroz esmeralda é uma visão excepcional para ver. Os passeios de moto no final da tarde são panorâmicos, passeios noturnos na praia são românticos e as pessoas aqui são amigáveis ​​e gentis.

Outro grande profissional de Cangugu é o cenário gastronômico. Esta é provavelmente a melhor cidade gastronômica que já estivemos. Não estou comparando a culinária indonésia com mecas de alimentos como Itália, Índia, China, Japão e México, estou simplesmente dizendo que há uma tonelada de restaurantes de classe mundial em um espaço muito pequeno.

Uma saborosa tigela de puxão de Maui da Polynesian possuía comedor de peixes Moana