Mergulhando Sarajevo: 5 dias na capital devastada pela guerra da Bósnia

O avião mergulhou abaixo das nuvens escuras e um terreno montanhoso se revelou abaixo de nós, coberto em um denso nevoeiro. Dariece e eu espiamos pela janela e, para nossa surpresa (e consternamos), vimos um leve esquife de neve pintando as colinas que cercavam Sarajevo.

A capital da Bósnia e Herzegovina foi onde passávamos as próximas 5 noites e ficamos emocionados em aprender sobre a história, provar uma nova comida e experimentar uma nova cultura.

Equilibravelmente, apenas pequenos fragmentos do que descobrimos sobre a cidade permaneceram em nossas cabeças de nossos dias na escola. Houve uma guerra aqui que sabíamos, mas era isso. Estávamos prestes a mostrar vividamente o quão trágicos e triunfantes a história da cidade havia sido.

Quando inspecionamos em nossa casa, ainda estávamos sacudindo o prazer e combatindo ressaca de nosso tempo no Fórum Mundial de Turismo em Istambul. O moderno, um quarto com TV e LCD e uma boa vista sobre a cidade, apenas nos custou cerca de US $ 30 / noite. Que acordo!

Saímos de nossas malas e saímos para a cidade. Imediatamente ficamos impressionados com a cidade velha de Sarajevo e sua arquitetura fascinante.

Os elementos otomanos familiares eram visíveis no extremo leste da cidade, enquanto o oeste apresentou arquitetura única da Bósnia / Áustria-Hungria. O simbolismo de East se encontrando para o oeste nesta encruzilhada devastada pela guerra era óbvia.

O leste satisfaz oeste em Sarajevo. Esta placa está na rua principal de pedestres da cidade velha.
Já identificamos algumas pequenas crateras nas laterais dos edifícios e nas calçadas. Esses buracos pintados com vermelho eram as marcações do passado tumultuado que Dariece e eu estávamos vagamente conscientes. Sentimos como se estivéssemos dando Sarajevo e às pessoas nenhuma justiça sem imediatamente aprender sobre o que aconteceu aqui.

Nós pulamos no bonde número 3 e saímos em direção ao Museu do Túnel. O nome nos lembrou os túneis de guerra Củ Chi no Vietnã, e logo perceberíamos que a experiência de percorrer as cavernas escuras seria uma experiência igualmente assustadora e visceral.

O motorista de bonde amigável nos disse exatamente onde sair em inglês aparentemente ideal. Ele nos direcionou para os táxis que nos cobraram o preço adequado de 8 bam para chegar ao museu. Quando paramos, ficamos um pouco desapontados pela fachada externa do edifício.

Era apenas uma casa. Um buraco de bala montado, casa chocado no meio de algumas terras agrícolas. Acontece que esta casa foi onde os cidadãos de Sarajevo, que se deparam e resiliantes de Sarajevo, começaram a construir um túnel subterrâneo para trazer suprimentos para a cidade enquanto estava sitiado das forças sérvias.

A fachada despretensiosa do Museu do Túnel fora de Sarajevo
Por três anos, as forças sérvias cercaram completamente a cidade de Sarajevo e a bombardearam incansavelmente, cortando -a com eficiência do mundo exterior. Os ataques começaram em 5 de abril de 1992 e não terminaram até 29 de fevereiro de 1996, durante o qual as mortes no tempo totalizaram mais de 11.000 bósnios e 2.400 sérvios.

O povo de Sarajevo construiu secretamente este túnel de 800 metros de comprimento e o usou para entregar mercadorias, suprimentos, remédios e cidadãos feridos dentro e fora da cidade.

O fato de Sarajevans ter saído dessa guerra horrível e ainda são as pessoas amigáveis, hospitaleiras e gentis que são hoje é incrível.

Depois de caminhar pelos limites apertados do túnel, ouvindo o guia de áudio e dando uma olhada nas inúmeras fotos no Museu do Túnel, não consegui compreender completamente o que aconteceu aqui, mas poderia começar a tentar entendê -lo.

Depois de deixar o museu, olhei para o povo da Bósnia e Herzegovina de uma maneira diferente. Com respeito e admiração, mas também com um pouco de choque. Isso me impressionou ao pensar que, quando eu estava conversando com uma pessoa da minha idade, eles viveram nessa terrível guerra.

Nick explora os túneis de Sarajevo
Quando eu estava jogando hóquei e brigando com meus pais por merda idiota, eles estavam tentando sobreviver a mais de 330 explosões que bombardeiam sua cidade todos os dias. Quando eu estava reclamando que não havia carne no meu espaguete, eles estavam tentando sobreviver de rações militares, cozinhadas sobre incêndios abertos queimando madeira eliminada e sapatos velhos.

Quando voltamos à cidade, nós dois também olhamos de maneira diferente. Que lugar resiliente esse deve ser. Como os inúmeros edifícios antigos ainda podem ficar depois de mais de 320.000 conchas ricocheteadas em suas paredes?

Uma marca de explosão pintada de vermelho pelo povo Sarajevan. Estes percebiam que Sarajevo Roses por causa de sua forma.
As pessoas ainda sorrindo. O sol agora brilhava. Sinos da igreja e o chamado do imã para oração a todos os ringiNG pelas ruas de pedra em paz e harmonia. Sarajevo passou por muita coisa e, no entanto, ainda permanece como um dos lugares mais impressionantes e fascinantes que já estivemos.

Optamos por ingressar na viagem a pé de Sarajevo totalmente gratuita algum dia para ter uma idéia melhor do que aconteceu na cidade e os danos arquitetônicos que ela sofreu. Adoramos essas excursões de caminhada totalmente gratuitas e as recomendamos para quem viaja nos Balcãs. Eles os têm em praticamente todas as grandes cidades da região.

A catedral do coração sagrado

O resto de nossos dias passou vagando pelas ruas de paralelepípedos, dando uma olhada na arquitetura deslumbrante e esperando a chuva em nosso apartamento. Foi aqui que as chuvas começaram em nossas viagens e ainda não nos deixaram hoje.

Usamos o mau tempo como desculpa para nos envolvermos com algum trabalho e ver alguns Game of Thrones (estávamos indo para o local onde foi filmado, afinal).

Refletimos sobre o nosso tempo em Istambul e na história de Sarajevo e, no quinto dia da cidade, demos uma olhada e fomos para se separar, a Croácia, onde alugamos uma casa por 2 semanas.

Fique atento para mais…

Sugestões e conselhos de Sarajevo

Museu do Túnel:

Para chegar da cidade ao Museu do Túnel, pegue o #3 bonde (1,80 bam / pessoa) em direção a oeste e saia na última parada, que fica em uma rodoviária.

Ao lado da estação, você verá táxis e eles normalmente cobram cerca de 8 bam para o passeio até o Museu do Túnel.

Para voltar, em alguns casos, existem táxis no museu, ou você pode pegar uma carona com um dos outros visitantes de volta à estação.

Tour a pé grátis

Os passeios saem em momentos aleatórios ao longo do dia na entressafra. O guia, Ervin, fala muito, mas ele é muito informativo. Você pode verificar a página do Toorico no Facebook ou enviar um e -mail para se inscrever nos passeios.

Normalmente, existem duas excursões todos os dias e o ponto de encontro está na chama eterna na cidade velha.

Onde comer

Há muitos restaurantes fantásticos em Sarajevo, mas um casal que se destacou para nós inclui:

Morica Han é um lugar aconchegante, com grande cozinha convencional da Bósnia.

Barhana tem massas saborosas, pizzas e algumas especialidades da Bósnia também. Está escondido uma rua traseira na cidade velha.

Kolobara Han tem sopas saborosas e excelente cozinha da Bósnia, mas alguns funcionários incomuns de garçons. Experimente o saboroso klepe e a sopa de galinha.

Zeljo é um dos lugares de fast food mais populares da cidade. Todo mundo pede o saboroso cevapi aqui (salsichas de carne moída em pão com creme de leite e cebola). O pequeno é muito mais do que suficiente para o almoço.

Este é Klepe, e é um deve tentar na Bósnia e na Herzegovina!
Coisas para ver na cidade:

Não fizemos vários deles por causa da chuva, mas se você estiver indo para Sarajevo, não vai querer perder a cidade velha de Mostar, Višegrad e Travnik.

Gosta deste artigo? Fixá-lo!

Isenção de responsabilidade: as cabras na estrada são um parceiro da Amazon e também afiliado de outros varejistas. Isso implica que ganhamos comissões se você clicar em links em nosso blog e comprar desses varejistas.